18 maio 2016

Oficina : Literacia da informação


A equipa da biblioteca organizou uma oficina de Literacia da informação para as turmas do 9.º Ano entre os dias 27 de abril e 11 de maio.
 Apesar deste assunto estar sempre presente no trabalho da equipa da Biblioteca com os seus utilizadores, decidimos organizar esta oficina para o 9.º ano para sistematizar o conhecimento, uma vez que estes alunos estão no fim do ensino básico e deviam ter adquirido, ao longo deste ciclo, os conhecimentos/capacidades que lhes permitam fazer o uso crítico e informado dos recurso da biblioteca  e das ferramentas.  

Assim, foi apresentado um horário e as turma vieram à biblioteca acompanhadas pelo Diretor de Turma. As sessões com as turmas incluíram uma parte teórica e uma parte prática. Na parte teórica fez-se uma apresentação em power point com o objetivo de alertar os alunos para os conhecimentos associados à literacia da informação, onde foi apresentado "o modelo de literacia da Informação PLUS",  "um guião para validar sítios /páginas Web"; "Como fazer referências bibliográficas NP 405"; "Direitos de Autor", "Plágio"; "Como realizar um trabalho escrito". A seguir, na sessão prática, os alunos usaram o modelo de literacia da informação PLUS, partindo de uma ficha facilitadora do uso do modelo onde se fez o planeamento do processo de pesquisa do tema de trabalho proposto e que foi "Personalidades".
Todos os documentos estão disponíveis neste Blogue, na página "Como se faz".







Sem comentários:

Enviar um comentário