Oficinas da Literacia da Informação
A semelhança do que foi feito para o 9º Ano, a equipa da BE preparou uma oficina de literacia de informação e tem estado a formar os alunos do 8º Ano sobre Literacia da Informação.
Os alunos acompanhados pelo diretor de turma têm vindo à Biblioteca.
Queremos que os nossos alunos se sintam capazes de procurar e avaliar informação, que saibam o que são os direitos de autor, o plágio, como fazer e apresentar um trabalho de pesquisa, como fazer referências bibliográficas, como tratar a informação e transformar a informação em conhecimento.
A partir de agora os alunos estão alertados para o problema do "copy paste", uma característica que é atribuída aos jovens alunos desta geração [a geração copy paste].
Assim, todos alunos do 8º Ano estão a adquirir competências que lhes permitem realizar um trabalho de pesquisa, sabendo referenciar as fontes que utilizam. Além disso sabem que podem consultar as redes sociais da biblioteca, nomeadamente o blogue, onde encontram a informação adequada.
No final da Oficina os alunos e os professores reconhecem a utilidade desta oficina e sentem-se mais apoiados quando têm que fazer trabalhos de pesquisa.
Boas Leituras!!!


Sem comentários:
Enviar um comentário