«Ler para mim ler para ti»
Começou no dia oito de maio e transformou a Biblioteca numa sala de visitas para receber os alunos do 4.º Ano do Agrupamento
É uma atividade que privilegia a leitura e ao mesmo tempo pretende promover a integração dos novos alunos na escola. Deste modo, através da leitura começam a estabelecer-se elos que são fundamentais para a integração dos novos alunos no próximo ano letivo. A atividade termina com uma visita aos vários espaços da Escola em pequenos grupos onde os alunos mais novos são acompanhados pelos mais velhos e assim vão conhecendo a escola nova.
O horário e a planificação foram definidos pela equipa da BE em articulação com os professores das oito turmas do 4.º Ano (Frei Luís de Sousa, António Nobre e Laranjeiras) e das quatro turmas da Escola Prof. Delfim Santos.
Às 10 horas os alunos do 6.º B esperavam na Biblioteca a chegada das duas turmas do 4.º Ano da Escola Frei Luís de Sousa. Após um momento de boas vindas começamos com a leitura de textos que tinham sido preparados nas aulas.
Às 10 h e 45 m era a vez do 7.º C esperar, na Biblioteca, as duas turmas do 4.º Ano da António Nobre. Dadas as boas vindas aos nossos visitantes, começa o tempo das leituras.
No início, há algum nervosismo entre os alunos mais novos porque estavam num espaço que não lhes era familiar e ao mesmo tempo queriam mostrar um trabalho bem feito. Os alunos da Delfim Santos, quer o 6.º B quer o 7.º C quiseram surpreender os novos colegas e preparam uma receção muito variada que incluiu a leitura, uma representação e um pequeno vídeo. Em todos os momentos esteva presente o prazer da leitura.
Durante a visita à escola os alunos mais velhos foram uns verdadeiros anfitriões! Explicaram, de forma muito clara, aos colegas mais novos a funcionalidade de cada espaço, começando pela biblioteca, direção, passando pelos blocos de aulas, refeitório, ginásio e pátios... Foi muito interessante ouvir o que tinham a dizer aos mais novos.
Nos dias 14 e 15 de maio vamos continuar a receber as quatro turmas do 4.º Ano das Laranjeiras.
Sem comentários:
Enviar um comentário